Ad decus et ad libertatem nati sumus,aut haec teneamus aut cum dignitate moriamur.

Original

O mundo informático e os termos técnicos específicos. Vale apena visualizar!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Porquê escolher linux?

Olá! Este é o meu primeiro post neste blog que criei especialmente para falar dos sistemas operativos linux.

Os sitemas operativos linux passam demasiado despercebidos no mundo da informática e são ignorados pelo facto de as pessoas não terem capacidade suficiente para entender que nem tudo o que é bom terá que obrigatoriamente ser pago.

A realidade é que à uns anos atrás, eu nem sequer conhecia linux. Tomei o primeiro contacto por volta dos 9 anos e hoje não quero outra coisa. São vários os motivos que me levam a acreditar que o linux será o sistema operativo dominante num futuro não muito distante. Já assisti-mos a quedas e ascensões de muitas indústrias/empresas na área da informática e creio que continuaremos a assistir. A concorrência aperta, a oferta aumenta e o consumidor acaba por escolher o produto de melhor relação qualidade/preço. O linux encaixa-se na perfeição visto ser de custo 0 e de desempenho máximo.

São várias as distribuições (distros); cada uma para cada utilizador específico que se simpatiza mais com o sistema. Mas ando para aqui com rodeios, e o que vocês querem saber é: afinal porque usar linux?

As vantagens são bastantes, pelo que demoraria muito para as indicar todas. Vou-me resumir e tentar indicar as mais importantes.

O linux é um sistema operativo livre (open source), que não é pago. Pode ser alterado por qualquer pessoa com conhecimentos mínimos de programação para o efeito. É ainda menos susceptível a vírus e traz consigo vários aplicativos que não são pagos, ou seja, neste caso são open source ou freeware (oppen office – suite de produtividade; the gimp – conhecido por ser o photoshop gratuito; blender – oferece a possibilidade de criar animações a 3D; jogos... audacity – edição de som; kino – edição de vídeo; gnome baker – gravação de cd's e dvd's; Qcad – aplicação de desenho auxiliado por computador......).

A componente gráfica é também muito importante. E os sistemas linux apostam cada vez mais nisso. Existem sites que oferecem pacotes de temas, pacotes de ícones e gDesklets.

Por fim, convém referir que são já várias as marcas de pc's que vendem computadores com linux instalado de origem. Por outro lado, PME's irão estar cada vez mais interessadas nestes SO's para reduzir os custos de instalação das unidades fabris. Logo, vai aumentar a importância de quem domina o mundo linux.









Brevemente:


Tutorial de instalação de linux ubuntu no laptop

Tutorial de instalação do ubuntu num PowerPc (PS3)

Tutorial de instalação de ubuntu na pen drive

Um comentário:

Vasco disse...

Vim cá parar pela Techzone. Sim senhor, bom blog, mesmo sendo novo. Fico à espera da instalação de ubuntu no laptop! Eu já o fiz, mas isto de estar em exames vai atrapalhando uma pessoa, acho que vou reinstalá-lo