Ad decus et ad libertatem nati sumus,aut haec teneamus aut cum dignitate moriamur.

Original

O mundo informático e os termos técnicos específicos. Vale apena visualizar!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Linux Vixta

Pois é... mal acabaram as aulas e já estive a testar novas distros de linux. Desta vez a minha vítima foi o Vixta, uma distro linux que tenta similar (gráficamente) o Microsoft Windows Vista.
Pode-se dizer que o objectivo foi bem conseguido. É um sistema baseado em fedora, do tipo KDE e com um boot relativamente rápido.
Parece-me no entanto, que é um pouco falta de originalidade basearmo-nos no trabalho dos outros. A metodologia de linux baseia-se em inovar, criar e não similar.
Se para utilizadores mais noobs que não "curtem" linux esta é uma boa distro; quem já usa linux e conhece a sua filosofia, este SO não é muito apelativo.
Então, como conclusão, posso dizer que o objectivo de mostrar que linux e windows se aproximam cada vez mais foi conseguido através da criação de um SO rápido. Negativamente, também posso afirmar que a metodologia linux consiste no desenvolvimento aplicado às necessidades fundamentais e numa inovação profunda no mundo informático aplicado aos últimos avanços a nível de hardware.



P.S.: O Sistema Operativo ainda se encontra em fase de testes. Contudo, e apesar da crítica feita, é de salientar que traz uma vasta gama de aplicações que permitem configurar o aspecto do sistema e fazer edição de texto... (traz a famosa suite de produtividade OppenOffice).


Nenhum comentário: